15 Desastres Naturais Mais Devastadores da História

Os desastres e as tragédias que acontecem pelo mundo afora servem para nos lembrar que somos vulneráveis às intempéries do tempo, não importa onde estamos. Nenhuma fronteira geográfica é suficiente para definir e limitar os danos causados pela natureza em fúria.

O mundo hoje em dia parece sofrer uma espécie de convulsão em determinadas regiões. O solo se abre, repentinamente, e engole casas e pessoas. Quando os terremotos acontecem, a destruição é implacável. As construções sofrem os abalos e desmoronam.

O rastro de destruição dos terremotos segue o padrão invisível das placas subterrâneas. Algumas estruturas saem ilesas, são aquelas fora da linha de fissura. Mas, esses monstros naturais representam somente uma parte da destruição natural que ocorre todos os anos em alguma região do planeta.

Os furacões também fazem parte de uma terrível ameaça natural. Em algumas áreas dos Estados Unidos eles são tão frequentes que os moradores já constroem casas pensando em alguma forma de esconderijo subterrâneo como alternativa de sobrevivência.

Os mares do nosso planeta também são implacáveis e não perdoam embarcações e limites costeiros quando manifestam seus movimentos de ondas. Normalmente, os tsunamis são a consequência de terremotos subterrâneos em alto mar que aumentam os efeitos de crescimento e chegam com força total nas praias litorâneas.

A devastação das habitações à beira mar é muito grande. Os danos e as mortes são contados em milhares. Nos tempos modernos, temos um sistema de alerta que, quando acionado, minimiza os danos. O aviso permite tempo para evacuação.

Perdas como as de Bangladesh, por exemplo, de 180 mil pessoas em tragédias é equiparada aos danos causados por outro acontecimento de proporções bíblicas. A peste Bubônica que dizimou grande parte da população da Europa no final do século 14.

Um terço de toda população da Europa pereceu com os efeitos da peste. O norte da África também. Mais tarde ficou comprovado que a tragédia biológica foi a consequência de falta de higiene e a proliferação de bactérias causada pela infestação de ratos.

Uma curiosidade: O Japão, por exemplo, tem uma tendência maior ao sofrimento de manifestações naturais. A ciência já comprovou que sua localização, acima do encontro de duas placas tectônicas, o torna suscetível aos efeitos de muitos terremotos.

Por favor, se não entender Inglês muito bem, acione as legendas em Português do nosso vídeo para não perder as explicações sobre os fenômenos naturais que selecionamos em nossa sequência.

Leave a Reply